Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

O que é uma cama articulada e suas características

Cama articulada do hospital
Créditos Imagem

As camas articuladas são camas especiais que foram desenhadas com o intuito de auxiliar todas as pessoas com mobilidade reduzida, como no caso de um idoso ou de um acamado.
As camas articuladas são uma ferramenta muito útil para as pessoas que cuidam de um idoso ou de um acamado pois com o mínimo de esforço conseguem mudar a sua posição e, ao mesmo tempo, para o próprio idoso ou acamado é sinónimo de um maior conforto, segurança e descanso.
Saiba o que são as camas articuladas e como funcionam, assim selecionará a melhor das camas articuladas.

As camas articuladas, o que são?

As camas articuladas começaram a ser utilizadas nos hospitais, pois prestavam um melhor auxílio às pessoas que apresentavam um determinado problema de saúde, aos idosos e a todos os acamados. Porém, graças à sua versatilidade e comodidade, uma vez que um idoso ou um acamado precisa de apoio e cuidados constantes, as camas articuladas depressa se estenderam a todos os lares em geral.
As camas articuladas são compostas por secções articuladas que podem ser levantadas através da utilização de manivelas ou motores elétricos específicos que possibilitam a colocação de um idoso ou de um acamado em várias posições diferentes. Esta garantia de mobilidade é excelente para um idoso ou acamado na medida em que as tarefas mais básicas do dia-a-dia como dar banho, comer, sentar-se e levantar-se de uma cama estarão salvaguardadas.
Conheça os tipos de camas articuladas e a sua composição, assim garantirá a máxima independência e uma maior qualidade de vida à pessoa a quem ela se destina.

Tipos de camas articuladas

Existem vários tipos de camas articuladas que podem ser adquiridas. São elas: as camas articuladas manuais, as elétricas e as rotacionais.

As camas articuladas manuais

As camas articuladas manuais possuem estrados articulados com secções que podem ser levantadas através da utilização de uma manivela que permite levantar as costas e as pernas de um acamado ou de um idoso que tenha dificuldades de movimentos. Este tipo de cama requer a ajuda de uma segunda pessoa, na medida em que é exigida que uma outra parte dê à manivela de forma a posicionar a cama para um melhor conforto do idoso ou do acamado.

As camas articuladas elétricas

As camas articuladas elétricas têm o mesmo funcionamento que as manuais, com a enorme vantagem de serem automáticas. O idoso ou o acamado não necessita de uma segunda pessoa para mudar de posição e para mudar a posição da cama, basta pressionar os botões correspondentes no comando que, automaticamente, a cama faz o resto.

As camas articuladas rotacionais

As camas articuladas rotacionais, além de serem elétricas, permitem mudar o acamado ou o idoso para a posição de sentado na cama através da rotação do próprio estrado e colchão, o que faz com que o acamado ou o idoso fique sentado com as costas apoiadas no colchão. Como se tratam de camas elétricas, não é necessário o auxílio de uma terceira parte, na medida em que o idoso ou o acamado consegue ser autónomo. É uma das ferramentas mais eficientes e bem conseguidas, pois simplificam (e muito) a vida de um idoso ou de um acamado.

Os elementos que compõem as camas articuladas

Na composição das camas articuladas, existem outros elementos que possibilitam uma segurança adicional e um maior usufruto no descanso/repouso de uma pessoa com limitações físicas e/ou de um idoso. Como por exemplo:

As grades: No caso de um acamado e/ou idoso é recomendável usar guardas laterais ou grades nas camas articuladas de forma a evitar que o acamado caia da cama ao mudar de posição ou mesmo quando está a dormir;

Os colchões: Existem colchões especiais anti-escaras para utilizar numa cama articulada. Estes colchões garantem o alívio das áreas de pressão e facilitam a circulação sanguínea no idoso ou no acamado, mesmo que estes se mantenham na mesma posição;

As almofadas especiais: As almofadas especiais ou em cunha podem ser colocadas sob as pernas para elevar os pés e as pernas, ou sob as costas de um idoso ou de um acamado, o que possibilita um maior conforto e relaxamento. Não acumulam germes ou odores e têm fácil higienização;

Os rolos especiais: Os rolos especiais podem ser colocados por debaixo dos joelhos, ou em outras áreas do corpo e a sua utilização garante ao idoso e ao acamado um melhor posicionamento e desempenho na realização de uma determinada tarefa.

A sua votação: 
Average: 4.4 (19 votos)