Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Quais as perguntas que deve fazer antes de começar uma dieta de emagrecimento

Ingredientes saudáveis para fazer uma sopa!
Créditos Imagem

Com a rotina do dia-a-dia, a reforma e com a falta de exercício físico, as pessoas acabam por ficar mais sedentárias e obesas. Para mudarem esta conjuntura, é necessário adotar uma dieta saudável. Conheça quais são as perguntas que deve fazer antes de começar uma dieta de emagrecimento e recupere a sua boa forma.

Antes de começar uma dieta de emagrecimento, todos os idosos devem questionar-se se a tal dieta que tencionam seguir valerá mesmo a pena ou não. Para o saberem, devem conhecer as respostas das perguntas seguintes:

É uma dieta de emagrecimento segura?

Atualmente, existem inúmeras dietas de emagrecimento para pessoas com mais idade, mas, nem todas elas são consistentes, nem garantem uma alimentação correta. Das mais inseguras, destacam-se as três seguintes:

1. As que incentivam a ingestão de muitos suplementos

A maioria dos suplementos dietéticos que são vendidos não são totalmente seguros nem revelam 100% de eficácia.

2. As que fazem muitas combinações estranhas de alimentos

A maioria das dietas que fazem muitas combinações estranhas de alimentos são difíceis de serem seguidas e é provável que não a siga corretamente, acabando por fazer uma má alimentação.

3. As que exigem um nível extremamente elevado de proteínas

As dietas que promovem a ingestão de um número elevado de proteínas provocam a cetose, um estado metabólico parecido com a fome que pode prejudicar o funcionamento dos rins e do fígado.

É uma dieta de emagrecimento nutritiva?

As dietas saudáveis e nutritivas incluem todas as doses recomendadas de vitaminas, minerais e proteínas. Por outro lado, as dietas não nutritivas são aquelas que limitam severamente as escolhas alimentares dos idosos ou eliminam grupos alimentares inteiros.

Tenha em consideração que a dieta de emagrecimento ideal deve cumprir com as necessidades nutricionais de uma pessoa com mais de 50 anos de idade. Como tal, não faz sentido que seja privada de hidrocarbonetos ou de gorduras quando estes são nutrientes indispensáveis para a alimentação dos idosos.

É uma dieta de emagrecimento que faz sentido?

Se encontrar uma dieta que faz tudo o que nenhuma outra consegue e que aparece como resposta a todas as suas preces, tenha cuidado e seja muito desconfiado. Não existem segredos médicos por desvendar, nem dietas milagrosas que o vão fazer emagrecer por magia. Certifique-se que a dieta faz sentido e deixe o seu senso comum decidir.

É uma dieta de emagrecimento que requer a compra de alimentos especiais

Para que uma dieta saudável seja um sucesso a longo prazo, ela terá de incorporar alimentos que possam ser adquiridos no supermercado. Se adotar uma dieta que requer constantemente a compra de alimentos especiais, não a deverá seguir, uma vez que esses alimentos podem ser pouco nutritivos e até mesmo viciantes para o corpo.

É uma dieta que promete um emagrecimento rápido?

A rápida perda de peso significa, na maioria das vezes, a rápida recuperação do peso perdido. A maioria dos especialistas recomenda uma perda de peso lenta e constante de cerca de um a dois quilos por semana.

Em qualquer tipo de dieta que venha a seguir, é natural que perca muitos quilos no início. No entanto, com o passar do tempo, os quilos demoram mais tempo a desaparecer e esta é uma fase que deve ser corretamente gerida.

É uma dieta de emagrecimento prática?

O plano de refeições estabelecido oferece sugestões concretas para o que pode comer quando se encontrar fora de casa? Será que permite comer fora em ocasiões especiais?
Qualquer tipo de dieta que não leva em conta a alteração das circunstâncias, não vale o tempo, nem o esforço. Uma boa dieta é aquela que educa sobre quais são os alimentos mais saudáveis e em que proporções eles devem ser servidos.

É uma dieta de emagrecimento que precisa da opinião de um médico?

Independentemente do peso que queira perder, se quer fazer uma dieta de emagrecimento é aconselhável que fale em primeiro lugar com o seu médico de família. O seu médico tem os conhecimentos e a experiência necessária para o informar sobre qual a melhor dieta que poderá realizar. Por outro lado, ele tem acesso ao seu historial clínico e conhece os medicamentos que está a tomar e que podem interferir com o seu plano de emagrecimento.

A sua votação: 
Average: 4 (1 voto)