Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como ter uma casa à prova de alergias

Créditos Imagem

A casa é o local de conforto e de descanso. Saiba como ter uma casa à prova de alergias e salvaguarde a sua comodidade e bem-estar.

Se é uma pessoa que sofre de febre do feno ou de rinite alérgica, deve ter atenção com as alergias que pode encontrar na sua própria casa. Algumas divisões, pela sua constituição e decoração, provocam uma reação alérgica mais ou menos forte nas pessoas. São elas:

O quarto

O quarto é o espaço mais íntimo de uma casa e é o local onde as pessoas passam mais tempo. Para que esteja protegido contra as alergias, deve dedicar especial atenção aos elementos seguintes:

A cama e a roupa de cama

Cubra todos os travesseiros, colchões e caixas revestidas a cobre. Tenha o cuidado de lavar os lençóis, as fronhas das almofadas e cobertores pelo menos uma vez por semana com água quente. Na cama, utilize sempre roupa que seja feita com materiais sintéticos.

O chão

Escolha um chão de madeira ou flutuante para o seu quarto (assim como para as restantes divisões da casa) e utilize tapetes laváveis. Tenha em atenção que deve remover todas as carpetes, uma vez que estas acumulam muitas sujidades e poeiras. Se esta hipótese não for viável, deve utilizar um aspirador de alta eficiência com filtro HEPA de partículas de ar e lavar os tapetes com regularidade.

As cortinas e as persianas

As cortinas do quarto devem ser laváveis e de algodão liso ou de tecido sintético. Por outro lado, as persianas devem ser de inox em vez das tradicionais de plástico, pois são mais eficientes na retenção de poeiras.

As janelas

Feche as janelas e coloque o ar condicionado em funcionamento para sobreviver às alergias da Primavera, altura em que se manifesta a febre dos fenos. Limpe o mofo que se encontra nos caixilhos e nas soleiras e opte por usar janelas de vidro duplo se viver em climas frios.

As mobílias

Para a decoração da casa, escolha móveis que sejam fáceis de limpar e opte por utilizar cadeiras, armários e cómodas feitas em pele, madeira, metal ou plástico. Por outro lado, deve evitar as mobílias com estofos.

A desordem

Remova todos os artigos que são suscetíveis de acumularem poeiras ou impurezas, como as bijutarias, enfeites de mesa, livros e revistas. Se tiver crianças, armazene os seus brinquedos, jogos e peluches em caixas de plástico.

Os animais de estimação

Se não conseguir encontrar um novo lar para o seu cão ou gato, mantenha-os, pelo menos, fora do seu quarto. Tenha em atenção que os animais de estimação precisam de tomar banho uma vez por semana para prevenir o aparecimento das alergias.

A filtragem de ar

Tente ajustar o filtro de ar do seu quarto para que ele envie ar puro em direção à sua cabeça enquanto você estiver deitado na cama.

A sala de estar

A sala de estar é um espaço de convívio que também deve ser colocado à prova das alergias. Dos elementos que a constituem, os mais suscetíveis de provocar alergias são:

As mobílias

Considere substituir os sofás a as cadeiras estofadas por móveis feitos em pele, madeira, metal ou plástico.

As plantas

Não deve decorar a sua sala de estar com plantas ou cascalho, dado que estes elementos apresentam muitas impurezas e poeiras que podem ser prejudiciais para quem sofre de alergias.

A lareira

Evite o uso de lareiras ou fogões porque os fumos e os gases que provocam podem agravar as alergias respiratórias. Tenha em atenção que a maioria das lareiras que funcionam a gás natural não causa este problema.

A cozinha

A cozinha é o local da casa mais movimentado, pois é lá que todos os dias se realizam as refeições. Como tal, é fundamental que todos os elementos que a constituem estejam à prova de alergias. Dos principais, destacam-se os seguintes:

O fogão

Instale e utilize um exaustor para remover os vapores provenientes dos tachos e das panelas quentes e também para reduzir a formação de humidade.

A pia de cozinha

A pia de cozinha deve estar sempre limpa. Nesse sentido, lave a loiça diariamente e esfregue a pia e as torneiras com regularidade com o intuito de remover o bolor e os restos de comida que lá possam estar.

O frigorífico

Limpe a humidade excessiva do seu frigorífico para evitar o crescimento de fungos. Tenha em atenção que se deve livrar de todos os alimentos que estejam fora de prazo e dos produtos que apresentam odores esquisitos. Como tal, deve esvaziar e limpar frequentemente o frigorífico e substituir os selos de borracha que se encontram à volta das portas.

Os armários e os balcões

Lave os armários e os balcões da sua cozinha com água e detergente. Verifique se por baixo dos armários existe alguma fuga de água, restos de comida ou pelo dos animais de estimação. Se existirem, é preciso limpá-los e corrigir a respetiva fuga.

Os resíduos de lixo

Coloque o lixo num contentor que tenha uma tampa à prova de insetos e esvazie-o diariamente. Tenha em atenção que o chão da cozinha deve estar sempre limpo e sem migalhas de comida, caso contrário, poderão aparecer baratas ou formigas.

A casa de banho/banheiro

A casa de banho/banheiro é o local onde as pessoas cuidam da sua higiene pessoal e, como tal, deve estar sempre desinfetada e limpa para não provocar alergias. Deve dar especial atenção aos aspetos seguintes:

A ventilação

Instale e utilize um exaustor para reduzir a humidade enquanto toma banho na banheira ou no duche.

As paredes

Remova o papel de parede da sua casa de banho/banheiro e instale azulejos ou pinte as paredes com tinta de esmalte resistente.

O chuveiro e a banheira

Limpe ou substitua as cortinas do chuveiro e os tapetes da casa de banho/banheiro quando estes apresentarem sinais de desgaste.

A sanita e a pia da casa de banho/banheiro

Esfregue regularmente todas as loiças sanitárias para que tudo fique desinfetado e pronto a ser novamente usado. Tenha em mente que todas as fugas devem ser reparadas assim que forem detetadas.

A cave ou a despensa

A cave ou a despensa de uma casa é, geralmente, o lugar das arrumações. No entanto, se não estiver bem cuidada pode ser um dos locais mais perigosos para quem sofre de alergias. Cuide dos elementos seguintes:

Os alicerces, janelas e escadas

Verifique se existe qualquer tipo de fuga ou danos provocados pela água nos alicerces, nas janelas e nas escadas que possam existir no interior de uma cave ou despensa. Se existirem, devem ser corrigidos o quanto antes.

A qualidade do ar

Utilize um desumidificador para reduzir a humidade da sua cave ou despensa e limpe-as pelo menos uma vez por semana.

O armazenamento

O armazenamento de produtos alimentares ou roupas deve ser sempre feito em caixas herméticas de plástico.

A máquina de secar

Normalmente, a máquina de secar está localizada na cave ou na despensa de uma casa. Tenha em atenção que, independentemente do sítio onde ficar, é preciso que ela tenha uma abertura para o exterior, de modo a expelir a respetiva humidade.

Cuidados gerais

Existem muitos aspetos gerais a ter em conta na colocação de uma casa à prova de alergias. Em todas as divisões, os aspetos seguintes devem ser verificados:

A temperatura e a humidade

As casas quentes e húmidas são o terreno preferido dos ácaros e do bolor. Para que tal não aconteça, mantenha a sua casa a uma temperatura média de 21 graus centígrados e a humidade relativa a menos de 50%. Tenha em atenção que deve limpar os filtros de partículas pequenas do aquecimento central, sistemas de refrigeração e ar condicionado pelo menos uma vez por mês.

As pragas

Controle as pragas como as baratas e os ratos com armadilhas de baixo custo que podem ser encontradas nas lojas de ferragens. Se as armadilhas não resultarem, terá de contratar um exterminador profissional.

O mofo

Feche as portas e as janelas durante os meses mais quentes e utilize o ar condicionado e o desumidificador. Para se livrar mais facilmente do mofo, remova todos os materiais suscetíveis de acumular pó ou impurezas, como por exemplo, as carpetes. Por outro lado, limpe os materiais laváveis com uma solução de 5% de cloro e use uma máscara protetora para afastar o mofo.

A limpeza

Utilize um pano húmido para limpar o chão de madeira ou linóleo e as carpetes de vácuo. Também pode usar um aspirador de pó com alta eficiência de partículas do filtro de ar (HEPA). Durante a limpeza, passe um pano húmido em todas as superfícies, incluindo os topos das portas e janelas. Se sofre de alergias, deve ter em atenção que deve utilizar uma máscara ao realizar as limpezas da casa.

O fumar

Não permita que se fume no interior da sua casa, uma vez que o cheiro a tabaco, além de ser incomodativo, demora muito tempo a desaparecer.

A sua votação: 
Average: 5 (4 votos)