Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como retirar um acamado da cama

Créditos Imagem

Mesmo as pessoas acamadas necessitam de sair da cama, seja para ir ao médico, fazer um pouco de exercício ou simplesmente mudar de posição e sentar-se numa poltrona, por exemplo. Retirar um acamado da cama requer força e estabilidade, mas é uma necessidade para quem cuida de uma pessoa acamada – aprenda a fazê-lo com segurança.

  1. Antes de mudar uma pessoa acamada de posição ou de a retirar da cama, informe-a sobre o que vai fazer e que conta com a sua colaboração.
  2. O primeiro passo é sentar a pessoa acamada no bordo da cama, colocando um braço por baixo dos ombros e outro por baixo dos seus joelhos, que devem estar ligeiramente fletidos.
  3. Por sua vez, o acamado deve colocar os braços em volta do seu pescoço ou ombros; a rotação para a posição sentada deve ser feita com a ajuda dos glúteos.
  4. Uma vez sentado, coloque uma toalha ou um pano grande em volta da cintura do acamado e agarre-o pelas extremidades.
  5. De seguida, deve apertar, com os seus pés, os joelhos e os pés da pessoa acamada, de forma a bloqueá-los.
  6. Com a ajuda do pano, que deve ser puxado firmemente pelas pontas, pode levantar a pessoa acamada, apertando-a contra si.
  7. A deslocação para a poltrona, sofá ou cadeira de rodas deve ser feita com recurso a passos muito pequenos, sempre com o apoio da toalha/pano e com a pessoa encostada a si.
  8. Para sentar a pessoa na poltrona, ambos devem manter os braços esticados e os joelhos fletidos, afastando-se e abaixando-se simetricamente, até a pessoa se conseguir sentar.
  9. Verifique se a pessoa está confortável, apoiando-o com almofadas se necessário.
  10. Para voltar a deitar a pessoa acamada, inverta o processo.
A sua votação: 
Average: 4.8 (4 votos)