Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como dar banho a um acamado

Dar banho
Créditos Imagem

Dar banho a uma pessoa acamada é uma tarefa muito importante: para além dos cuidados higiénicos essenciais, proporciona uma sensação de bem-estar e de relaxamento. A si, permite-lhe avaliar o estado da pele da pessoa, aplicar um creme hidratante e ministrar pequenas massagens que activam a circulação. É ainda um momento propício para a conversa e o convívio.

O que deve saber antes de dar banho a um acamado:

  • Salvo indicação médica em contrário, deve dar banho a uma pessoa acamada todos os dias.
  • Conhecer o seu tipo de pele e os produtos de banho apropriados para a mesma.
  • Antes de iniciar o banho, certifique-se que tem tudo o que precisa ao seu lado, evitando que deixe o acamado sozinho a meio do banho.
  • É crucial salvaguardar a privacidade do acamado durante o banho, ou seja, feche todas as portas e janelas do quarto (o que também vai eliminar eventuais correntes de ar) e destape o corpo à medida que vai lavando, mantendo as restantes zonas tapadas com uma toalha grande.
  • Igualmente importante é o posicionamento do acamado e até da cama. Tem de haver espaço suficiente para você circular, bem como trabalhar rápida e facilmente. Não se esqueça que o banho deve ser um momento tranquilo e não um sacrifício.
  • Se o acamado tiver feridas, utilize luvas esterilizadas para efectuar o banho.
  • Para lavar, opte sempre por uma luva, em vez de um pano, sendo que a luva permite gestos mais naturais e cómodos do que um pano, que terá de ser “arrastado” sobre a pele e o corpo.
  • Mantenha o sabonete num recipiente próprio e não no recipiente da água, para não tornar esta muito ensaboada – depois será mais difícil e mais moroso enxaguar a pele do acamado.
  • Esteja atento a qualquer tipo de alteração na pele da pessoa acamada, informando o seu médico sempre que verificar algo fora do normal.
  • Aproveite o banho para conversar com o acamado e torne esta tarefa menos impessoal, envolvendo o doente o máximo possível no processo do banho.
  • Se vai aplicar creme hidratante na pele do acamado no final do banho, coloque o frasco dentro de um recipiente com água morna até utilizá-lo.
  • Terminado o banho, e se não vai lavar de imediato as toalhas e luvas utilizadas, coloque-as a secar antes de as pôr no cesto de roupa suja.
  • Se o acamado mostrar sinais de desconforto, cansaço ou tonturas, termine o banho imediatamente.

12 passos para dar banho a uma pessoa acamada

  1. Para começar, puxe os lençóis para trás, ajude o doente a despir-se e coloque-o junto de si, num dos lados da cama;
  2. Utilize uma toalha para tapar o acamado e outra para secar;
  3. Peça ao doente para testar a água e inicie o banho com recurso a uma luva própria: comece pela cara, mas não utilize sabonete nesta zona;
  4. Passe para a zona do peito, lave, passe por água e seque;
  5. Estenda os seus braços (um de cada vez) e coloque uma toalha debaixo do mesmo para o elevar. Enquanto repete todo o processo, deixe-o imergir as mãos no recipiente para lavar as unhas;
  6. Tape o peito do acamado com a toalha e repita o processo na zona abdominal;
  7. Se houver necessidade, pode trocar a água do recipiente;
  8. Utilizando a mesma técnica com a toalha, lave e seque as pernas do acamado, imergindo também os seus pés no recipiente;
  9. Troque novamente a água;
  10. Posicione o acamado de lado e cubra o restante corpo enquanto lava as costas, nádegas e ancas;
  11. Se necessário, aproveite para fazer um curativo, cortar as unhas ou aplicar um creme hidratante;
  12. Por fim, vista o acamado.
A sua votação: 
Average: 4.2 (86 votos)