Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como aliviar as dores da artrite

Créditos Imagem

A artrite é uma doença crónica que é caracterizada pela inflamação das articulações e afeta principalmente as pessoas mais idosas. Embora não exista cura para a maioria das formas de artrite, existem várias terapias que podem ser aplicadas para atenuar o sofrimento que ela provoca. Saiba como aliviar as dores da artrite e melhore consideravelmente a qualidade de vida de um idoso.

A escolha do tratamento mais adequado depende do tipo de artrite, da gravidade dos sintomas principais, da saúde geral do paciente, entre outros fatores. Além dos medicamentos prescritos, estas terapias podem ajudar a atenuar a dor e o desconforto que é causado pela doença. Para ter uma maior qualidade de vida e aliviar as dores da artrite, deve seguir os passos seguintes:

Alterar entre o calor e o frio

Algumas pessoas encontram alívio na aplicação de determinadas quantidades de calor ou frio, ou de ambos, em forma sequencial. Pode atenuar a dor da artrite ao aplicar na zona afetada pequenas quantidades de calor ou frio durante 15 minutos de cada vez.

Como obter calor

Para obter calor, pode utilizar toalhas ou compressas quentes ou pode optar por um banho com água a ferver. Por outro lado, pode manter um idoso sempre quente, ao fazer-lhe a cama com lençóis de flanela e ao colocar-lhe garrafas de água quente sobre as áreas mais doridas. Para as pessoas que apresentam rigidez matinal, a utilização de uma almofada de aquecimento antes de se levantar garante os melhores resultados. Caso contrário, a melhor solução passa por tomar um duche bem quente.

Como obter frio

O frio ajuda a anestesiar as zonas do corpo mais sensíveis e é muito útil para as articulações doridas e inchadas. Como tal, deve utilizar blocos de gelo que são vendidos nas farmácias e nos supermercados para atenuar a dor nas zonas afetadas. A utilização de sacos de milho ou de ervilhas congeladas é outra boa opção pois estes pacotes são maleáveis e adaptam-se à forma do corpo.

Evitar o excesso de stress sobre as articulações

Atualmente, existem vários aparelhos que ajudam um idoso a realizar as tarefas mais básicas do dia-a-dia, evitando assim o excesso de pressão sobre as respetivas articulações. Deve procurar itens de cozinha de fácil utilização, como abre-latas de borracha e dispositivos práticos de casa de banho/banheiro, como corrimões e barras de apoio. Ao adquirir este tipo de aparelhos conseguirá evitar o excesso de stress sobre as articulações e assim as dores não surgirão com tanta frequência.

Adquirir cremes e analgésicos sem receita médica

Para quem sofre de dor de artrite suave, é aconselhável que adquira um creme ou analgésico específico sem receita médica, pois estes podem ajudar a aliviar temporariamente uma determinada dor. Por norma, estes produtos apresentam uma combinação de ingredientes muito eficaz, como a capsaicina que, ao ser aplicada na pele, esgota a dor do neurotransmissor, conhecido como substância P. O alívio que estes cremes e analgésicos provocam é momentâneo e, como tal, devem ser reaplicados com regularidade.

Obter sapatos de cunha e palmilhas

Os sapatos de cunha e as palmilhas ajudam a reduzir drasticamente a dor nos pés e nos joelhos enquanto que se está a passear ou a trabalhar. Este tipo de calçado é, sem dúvida, muito funcional e encontra-se à venda na maioria das farmácias e supermercados.

Ingerir suplementos

Os sulfatos de Glucosamina e de condroitina podem ajudar a aliviar os sintomas da artrite. Estes suplementos são substâncias químicas que fortalecem a cartilagem em torno das articulações e isso faz com que se movimente com mais confiança. É de realçar que um dos sintomas principais da artrite é o enfraquecimento ósseo e, como tal, devem ser ingeridos suplementos ricos em cálcio. Um adulto com mais de 50 anos de idade, deve ingerir diariamente cerca de 1.200 mg de cálcio para reforçar a saúde dos seus ossos e também para se prevenir dos riscos da osteoporose.

Comprar aspirinas

As aspirinas, como o acetaminofeno, e os não-esteroides e anti-inflamatórios, como o ibuprofeno ou naproxeno, são também excelentes para reduzir a inflamação ou inchaço das articulações artríticas.

Fazer exercício

O exercício físico é um dos melhores tratamentos para a artrite, uma vez que ajuda a diminuir as dores e a aumentar a flexibilidade. Nesse sentido, todas as pessoas que sofrem de artrite devem fazer exercício físico com regularidade e nos seus treinos devem incluir as atividades seguintes:

  • exercícios de flexibilidade: para aumentar a capacidade e dinâmica de movimentação
  • exercícios de cardio: para melhorar a resistência e diminuir a fadiga
  • exercícios de fortalecimento: para melhorar o condicionamento muscular

Tenha em atenção que a quantidade e a forma de exercício dependerá das articulações que precisam de ser trabalhadas e, como tal, é fundamental que pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta quais são os melhores exercícios.

Perder peso

O excesso de peso coloca uma enorme pressão sobre as articulações, o que conduz ao aparecimento de dores insuportáveis. Dessa forma, perder peso é de extrema importância, uma vez que ajuda a aliviar as dores da artrite, fazendo com que as articulações fiquem menos pressionadas. Tenha em consideração que a maneira mais saudável de perder peso passa por ter uma alimentação rica e variada e praticar exercício físico de uma forma regular.

A sua votação: 
Average: 4.8 (24 votos)