Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Ajuda psicológica

2 entradas / 0 new
Última mensagem
Isabel Madeira
Offline
Last seen: 2 anos 4 meses atrás
Membro desde: 16/06/2015 - 10:36
Ajuda psicológica

Bom dia
Vivo no Porto e gostaria de saber se existe alguma ajuda psicológica onde eu
possa ir, pois tenho meus pais com muita idade, 93 e 81 e está a ser uma
fase muito difícil para mim.
Obrigada

Ana Brito
Offline
Last seen: 2 anos 3 meses atrás
Membro desde: 03/07/2015 - 10:16

Bom dia,
Tenho 59 anos e a minha mae faz 79 este ano. Tenho toda uma historia de vida em que fui manipulada e chantageada emocionalmente por ela, mas o grande problema surge agora que ela esta a viver comigo.
Tenho alguma dificuldade em dar-lhe o desconto natural da idade porque ela sempre me fez as mesmas coisas desde ha muito tempo (desde que me tornei independente).
Agora que ela vive comigo a situação ganhou outros contornos pois a minha mãe que não mostra o mais pequeno respeito por mim, é (sempre foi) mentirosa compulsiva, inventa historias e difama-me todo o tempo e por todo lado. (Exemplo entre muitos : eu saio para ira o supermercado, digo-lhe onde vou, mas em menos de 1h ela ja telefonou para quem calhou a dizer que esta sozinha a sentir-se mal, e que eu a abandonei para ir almoçar fora).
A situação está a tornar-se muito grave por dois motivos principais :
Por um lado, tenho conhecimento de casos de pessoas que tiveram problemas com as autoridades por causa das coisas que os pais inventavam e não gostava nada de me ver na mesma situação.
Por outro lado, eu propria tenho quase 60 anos e estou a ver a minha saude, as minhas poupanças e consequentemente a minha propria velhice comprometida por causa das coisas que ela me faz, e pela forma como me manipula e me transforma os dias num inferno.
Para melhor compreenção, a minha mãe parece ter prazer em estragar e destruir tudo o que eu tenho e construo para me obrigar a fazer tudo de novo… sempre fez isso e agora escuda-se na idade para fazer ainda pior.
Não tenho acesso à conta da minha mãe (nem quero, senão ainda vai dizer que eu a roubo), não sei quanto recebe de reforma nem onde gasta o dinheiro, mas sei que me deparo constantemente com despesas astronomicas umas vezes de coisas que ela estraga ou não poupa, outras vezes de contas que ela acumula e depois não tem dinheiro para pagar (Ex. Por dois ou tres anos seguidos tive de lhe pagar o IRS - modica quantia de 500€ cada ano)
Já não sei como lidar com isto, e não sei como agir nem a quem pedir ajuda. Só sei que vivo num estado de nervos permanente e estou assustadissima com o que possa ainda vir a acontecer.
Vivo na zona de Lisboa e gostava de saber onde me dirigir para pedir aconselhamento e ajuda psicologica.
Obrigada
Ana