Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Doenças

Como cuidar de um doente em fase avançada de doença

Cuidar de alguém doente é uma tarefa nobre. Porém quando se trata de alguém bastante debilitado devido aos avanços da doença, os cuidados requeridos tornam-se mais específicos. Saiba como cuidar de um doente em fase avançada de doença e ofereça-lhe as melhores condições humanas e de saúde possíveis.

Como cuidar dos seus pais em sua casa

Filha sentada ao lado da mãe

Quando existem recursos e tempo para manter os seus pais já de idade avançada em casa, ou não existem outras opções como deixá-los em casa própria ou num lar de terceira idade, é importante que a família encontre métodos positivos para que os pais tenham uma boa qualidade de vida no seio da sua família mais próxima.

Como tratar de um doente que sofre de leucemia

Leucemia é o cancro que surge na medula óssea e que provoca um elevado número anormal de glóbulos brancos. Os doentes com leucemia necessitam de cuidados especiais devido ao enfraquecimento do seu sistema imunitário e ao estado de fadiga que apresentam frequentemente. A seguir vamos aprender como tratar de um doente que sofre de leucemia e conhecer os principais cuidados a serem tidos com este tipo de doentes.

Síndromes Mielodisplásicas

Neta a dar um beijo ao avô

As síndromes mielodisplásicas são doenças que estão relacionadas com as células sanguíneas que são produzidas na medula óssea. Trata-se de perturbações específicas que podem conduzir a um estado de leucemia e, como tal, devem ser corretamente analisadas e vigiadas. Saiba o que são as síndromes mielodisplásicas e aprenda um pouco mais acerca dos seus sintomas, fatores de risco e tratamentos principais.

Como é que a doença de Alzheimer afeta o cérebro de um paciente

Idosa e familia

A doença de Alzheimer é uma desordem que afeta o correto funcionamento do cérebro, causando a perda de tecido e a morte das suas células nervosas principais. Saiba como é que a doença de Alzheimer afeta o cérebro de um paciente e compreenda um pouco mais acerca do funcionamento desta patologia.

Como controlar as fugas dos doentes de Alzheimer

Idoso a caminhar sozinho

A doença de Alzheimer é a principal responsável pelo apagar das memórias mais queridas de uma pessoa em relação aos seus familiares, amigos mais próximos, atividades prediletas e locais preferidos, entre outros. Com o avançar da perturbação, os doentes de Alzheimer deixam de reconhecer onde moram e tentam fugir de casa. Saiba como controlar as fugas dos doentes de Alzheimer e proteja-os da melhor maneira possível.

A ansiedade nas pessoas idosas

Avó e neto no sofá

A ansiedade é uma sensação momentânea de alerta que desperta a atenção das pessoas para uma determinada situação de stress. No entanto, muitas pessoas, principalmente as mais idosas, vivem a sua vida num stress contínuo e constante, o que faz com que a ansiedade seja transformada num medo irracional. Conheça um pouco mais acerca da ansiedade nas pessoas idosas e aprenda a preservar uma estabilidade emocional.

A doença de Huntington

A doença de Huntington é uma doença hereditária degenerativa do sistema nervoso central que afeta os movimentos, as emoções e os comportamentos humanos. Conheça um pouco mais acerca da doença de Huntington e saiba porque é que ela atrofia o cérebro.

A doença de Creutzfeldt-Jakob

Idoso com doença de Creutzfeldt-Jakob

A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma perturbação mental progressiva que afeta o sistema nervoso central e provoca a deterioração das células cerebrais. Saiba o que é a doença de Creutzfeldt-Jakob e conheça um pouco mais acerca da variante humana da chamada “doença das vacas loucas”.

Quais os sinais de aviso de uma doença ocular

Idoso sentado a ler um livro

Com o envelhecimento, a visão é um dos sentidos mais afetados. Os olhos ficam mais sensíveis ao contraste reduzido e aos ambientes claros e escuros, o que dificulta a diferenciação das cores semelhantes e dos respetivos padrões de cor. Saiba quais são os sinais de aviso de uma doença ocular e salvaguarde a saúde dos seus olhos e da sua visão.

Aspetos que indiciam a existência de uma doença ocular

Existem determinados aspetos específicos que podem denunciar a existência de uma doença ocular. São eles: