Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Depois da reforma

10 razões para se dar bem num lar de terceira idade

Pessoa idosa num Lar de terceira idade

A decisão de se acomodar num lar de terceira idade não é fácil para o idoso ou pessoa inabilitada a viver sozinha. Por vezes a escolha é tomada pelos familiares, por medo de acidentes caseiros, má toma de medicação ou higiene, dificuldades de locomoção e impossibilidade de existir alguém que os ajude no cuidado diário da pessoa que se candidata a ser colocada num destes lugares.

Como lidar com a dificuldade em urinar

Idoso a passear

Com o avançar dos anos é possível que apareçam alguns sintomas associados a doenças existentes na terceira idade. É o caso das dificuldades em urinar que poderão ser o resultado de problemas como pedras na bexiga ou outras complicações relacionadas com o sistema urinário. Este problema pode afetar toda a gente, principalmente os mais idosos.

O glaucoma e os idosos

Com o avançar da idade, a saúde torna-se mais débil, e quem já vive a terceira idade está automaticamente mais suscetível a uma grande variedade de doenças. Os problemas oftálmicos são dos que mais afetam a população idosa e, sendo que a tendência se traduz num envelhecimento populacional, é importante saber diagnosticar e tratar a saúde oftálmica dos idosos, de forma a garantir um aumento da sua qualidade de vida.

Como é que se pode perder peso depois dos 65

Pessoa gorda e criança na praia

O peso de uma pessoa tem tendência a aumentar à medida que esta vai envelhecendo e tal não deveria acontecer. Saiba como é que pode perder peso depois dos 65 anos de idade e proteja a sua saúde e bem-estar.

O excesso de peso vs massa muscular

Um dos principais culpados pelo excesso de peso é o próprio metabolismo das pessoas, pois, a partir dos vinte anos, a gordura corporal começa a aumentar e a massa muscular a diminuir. Tenha em consideração que a gordura corporal pode duplicar, mesmo que o seu peso permaneça o mesmo.

Como é que um sénior se deve alimentar corretamente

Pratos com alimentação correcta

Com a diminuição do ritmo de vida, a reforma e o envelhecimento do corpo, é necessário inserir poucas calorias na sua alimentação. Saiba como é que com o passar da idade se pode alimentar corretamente e adote uma dieta equilibrada e saudável.

A importância da boa alimentação depois dos 65 anos

A boa alimentação desempenha um papel muito importante na saúde, especialmente no caso de alguém mais idoso, pois permite que viva uma vida melhor e mais saudável.

Como é que o envelhecimento afeta a saúde sexual

Homem e mulher sorridentes

As possibilidades de sofrer um ataque cardíaco durante o ato sexual são exatamente iguais ao ato de se levantar da cama ou de sair à rua. Saiba como é que o envelhecimento afeta a saúde sexual com o passar da idade e continue a desfrutar ao máximo da sua libido.

A sexualidade na terceira idade

A atividade sexual representa menos de 1% dos ataques cardíacos na terceira idade e os que estão relacionados com sexo provêm de casos de infidelidade, quando os níveis de stress e de adrenalina atingem o máximo.

Exercitar o corpo e a mente: o segredo para um envelhecimento cardíaco saudável

Idosa em corrida matinal

Com o passar dos anos, o coração sofre algumas mudanças naturais, resultantes do envelhecimento do corpo. No entanto, o segredo para um envelhecimento cardíaco saudável é muito simples: comer bem e fazer exercício físico com regularidade, independentemente da sua idade. Saiba como exercitar o corpo e a mente e cuide corretamente do seu coração.

Como exercitar o cérebro e manter a jovialidade

O envelhecimento do corpo, a reforma e a monotonia da rotina diária fazem com que as pessoas mais idosas possam ficar com o cérebro mais cansado e até um pouco preguiçoso. Saiba como exercitar o cérebro e mantenha a sua memória intacta e de boa saúde.

10 exercícios de ioga para idosos

Exercícios de ioga

O ioga é uma das atividades desportivas mais apreciadas, uma vez que conjuga vários exercícios físicos de resistência com outros de equilíbrio. Conheça 10 exercícios de ioga para idosos e cuide do bem-estar físico do seu corpo e psicológico da sua mente.

5 exercícios de resistência com banda para pessoas mais idosas

Exercícios de resistência

Os exercícios de resistência com banda, também conhecida como fita elástica ou banda de resistência, fazem parte de um tipo de treino físico mais técnico, onde os músculos são trabalhos de uma forma mais individual e pormenorizada. Conheça 5 exercícios de resistência com banda para idosos e trabalhe corretamente a força e a flexibilidade do seu corpo.