Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Exercitar o corpo e a mente: o segredo para um envelhecimento cardíaco saudável

Idosa em corrida matinal
Créditos Imagem

Com o passar dos anos, o coração sofre algumas mudanças naturais, resultantes do envelhecimento do corpo. No entanto, o segredo para um envelhecimento cardíaco saudável é muito simples: comer bem e fazer exercício físico com regularidade, independentemente da sua idade. Saiba como exercitar o corpo e a mente e cuide corretamente do seu coração.

Quais as principais mudanças que ocorrem no coração

À medida que a idade passa e o corpo envelhece, o motor do corpo humano – o coração – sofre ligeiras mudanças:

  • O coração pode ficar menor.
  • O número de células musculares cardíacas diminui com a idade e algumas degeneram. Como resultado, o coração torna-se mais fraco e bombeia menos sangue.
  • As válvulas do coração podem ficar mais grossas e apertadas. Esta situação diminui o fluxo direto de sangue, o que causa a falta de ar e muitas dores no peito.
  • As artérias do coração podem ficar mais grossas e menos flexíveis, o que conduz ao estabelecimento de pressões arteriais elevadas. Por conseguinte, o sistema elétrico que determina o bater do coração pode mudar e essas mudanças são visíveis através da realização de um eletrocardiograma.

Como escapar ao envelhecimento

Independentemente da sua idade, uma das melhores formas para escapar ao envelhecimento é manter-se física e socialmente ativo. Ao fazê-lo, estará a combater as mudanças naturais que ocorrem no sistema cardiovascular e a proteger a sua saúde.

Para as pessoas com mais de 65 anos de idade que não têm o hábito de fazer exercício físico, é necessário consultarem o seu médico de família antes de iniciarem um programa específico de exercícios. O médico de família tem acesso ao historial clínico do paciente e sabe quais são os melhores exercícios físicos que ele poderá realizar.

É de realçar que, atualmente, vários estudos afirmam que a atividade física regular pode prevenir o envelhecimento dos vasos sanguíneos. Assim, os atletas mais velhos podem ter vasos sanguíneos tão resistentes e flexíveis como os dos atletas mais jovens e isso garante-lhes uma qualidade de vida superior.

Outra forma de escapar ao envelhecimento passa por alimentar-se corretamente. Faça uma dieta alimentar com alimentos frescos e ricos em proteínas, carboidratos e gorduras. Ao fazê-lo, conseguirá proteger o seu coração e manterá os níveis de açúcar e de colesterol no sangue sob controlo.

Quais os melhores exercícios físicos e passatempos para um envelhecimento cardíaco saudável

Existem muitos tipos de exercício físico que os idosos poderão adotar para terem um envelhecimento cardíaco saudável como, por exemplo, exercícios de ioga, exercícios de aeróbica e exercícios aquáticos. A sua prática garante uma maior resistência e flexibilidade do corpo e proporciona ótimos momentos de diversão.

Por outro lado, também existem muitos passatempos ativos para idosos que lhes permitem exercitar o corpo e a mente, como nadar, viajar, caminhar, andar de bicicleta, fazer voluntariado, entre outros. O mais importante é estar sempre em movimento, pois é uma forma de estar vivo e produtivo. A sua saúde agradece!

O poder do pensamento positivo

Alguns estudos realizados no campo da cardiologia mostraram que as pessoas idosas que foram expostas a ideias positivas sobre o envelhecimento, tiveram baixas pressões arteriais, ao passo que, os que foram confrontados com ideias negativas, registaram aumentos substanciais nas pressões sanguíneas. Isto quer dizer que o pensamento positivo tem um papel muito importante na vida de uma pessoa, especialmente com o passar da idade, pois faz com que a mente seja mais resistente ao stress e às dificuldades do dia-a-dia. Uma mente sã permite, sem dúvida, viver uma vida mais tranquila, proveitosa e relaxada.

A sua votação: 
Average: 4.3 (11 votos)