Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como é que se pode perder peso depois dos 65

Pessoa gorda e criança na praia
Créditos Imagem

O peso de uma pessoa tem tendência a aumentar à medida que esta vai envelhecendo e tal não deveria acontecer. Saiba como é que pode perder peso depois dos 65 anos de idade e proteja a sua saúde e bem-estar.

O excesso de peso vs massa muscular

Um dos principais culpados pelo excesso de peso é o próprio metabolismo das pessoas, pois, a partir dos vinte anos, a gordura corporal começa a aumentar e a massa muscular a diminuir. Tenha em consideração que a gordura corporal pode duplicar, mesmo que o seu peso permaneça o mesmo.

No caso das mulheres, a menopausa também contribui para a diminuição da massa muscular e para o aumento de peso porque muitas hormonas vitais deixam de ser produzidas pelo organismo.

Os quilos suplementares não chegam todos de uma vez só, mas foram acumulando ao longo dos anos sem que você se tivesse dado conta. Se é daquelas pessoas que tende a ganhar peso, existem técnicas e dietas de emagrecimento específicas que o ajudam a combater a possibilidade de engordar.

Como prevenir o aumento do peso

O segredo para prevenir o aumento do peso está relacionado com o regime alimentar que possa adotar e pela quantidade de exercício físico que pratica. Uma dieta saudável e equilibrada e a realização de exercício físico com regularidade permitem-lhe viver uma vida mais saudável e produtiva.

Tenha em consideração que as atividades físicas que fazia quando tinha 20, 30 ou 40 anos de idade, queimam menos calorias quando são realizadas aos 50, 60 ou 70 anos de idade. Existem muitos exercícios e passatempos ativos para os mais idosos, como nadar, viajar, dançar, caminhar, praticar ioga, entre outros. O mais importante é manter-se socialmente ativo e melhorar a sua qualidade de vida.

Como verificar o seu peso

A melhor maneira para determinar se está a carregar muito peso (e, provavelmente, pouca massa muscular) passa por calcular o seu índice de massa muscular (IMC). Trata-se de um indicador que determina o nível de magreza ou de gordura de uma pessoa adolescente ou adulta em comparação com a sua altura. Um IMC menor dá a entender que é uma pessoa saudável.

Como calcular o seu IMC (Índice de Massa Corporal)

Para calcular o seu IMC, é necessário realizar os 5 passos seguintes:

  1. Pese-se numa balança. Esta pesagem deve ser realizada na parte da manhã e sem roupa. (Exemplo: 75 quilogramas)
  2. Meça a sua altura em metros (1,80 metros)
  3. Multiplique a sua altura em metros por dois (1,80 metros x 2 = 3,60 metros)
  4. Divida o seu peso pelo resultado da sua altura ao quadrado (75 kg/3,60 m)
  5. O valor final apresentado determina o seu IMC (20,8)

Como interpretar o seu IMC

O cálculo do IMC vai determinar o peso de uma pessoa em relação à sua altura. Existe uma tabela específica de IMC que dá a conhecer se está acima ou abaixo do seu peso ideal, no entanto, é preciso saber interpretá-la:

Abaixo de 18,5

É sinal de que tem pouca massa gorda. O seu peso é muito baixo e isso compromete o seu sistema imunológico.

Entre 18,5 e 24,9

É o peso ideal. Este intervalo determina que tem uma quantidade normal de massa gorda e mostra que é saudável.

Entre 25,0 e 29,9

É um indicador de que tem excesso de peso e massa gorda. É um nível inicial de obesidade que poderá prejudicar a sua saúde.

Acima de 30,0

É sinónimo de obesidade e de excesso de massa gorda. Este grau indica que poderá ser mais suscetível a doenças cardíacas, diabetes, elevadas pressões arteriais e alguns tipos de cancro. Uma autoestima baixa também poderá ser um sinal muito preocupante. O segredo para um envelhecimento cardíaco saudável passa por fazer uma dieta saudável e muito exercício físico.

Quantas calorias são necessárias por dia?

Saber quantas calorias são necessárias por dia é uma informação muito importante que ajuda a controlar o peso. A maioria dos especialistas afirma que para um homem com mais de 50 anos de idade e com uma vida moderadamente ativa são necessárias cerca de 2.000 a 2.600 calorias por dia. Ao passo que, para as mulheres com mais de 50 anos de idade e com uma vida ligeiramente ativa são necessárias, 1.600 a 1.800 calorias por dia. Dessa forma, é fundamental saber como é que os idosos se alimentam corretamente para que a sua saúde alimentar nunca fique comprometida.

Como se preparar para perder peso

Gerir o seu peso não significa apenas contar as calorias que ingere ou saber calcular o seu IMC. É fundamental assumir o controlo das suas emoções e desejos alimentares, uma vez que estes elementos fazem com que uma pessoa possa comer muito mais. Se descobrir quais são as razões que o fazem comer mais, conseguirá lidar com os seus problemas de excesso de peso. Das razões mais importantes, destacam-se as seguintes:

A raiva

Se a raiva (especialmente a suprimida) o faz procurar conforto na comida, é sinal que está a canalizar a sua raiva para a comida. Descubra quais são os verdadeiros motivos da sua raiva, enfrente-a e deixe de se refugiar ou esconder na comida.

O stress

O stress, independentemente da sua origem, é uma razão muito forte que faz com que as pessoas comam em excesso. Conheça os motivos que o conduzem ao stress (profissionais, pessoais ou sociais) e elimine a ansiedade da sua vida. Só assim conseguirá evitar a ingestão da comida em excesso.

Existem muitas atividades anti-stress para os mais idosos e das mais importantes destacam-se: os exercícios aquáticos, andar de bicicleta, os exercícios de ioga, caminhar, dançar, entre outros.

O tédio

Quando as pessoas ficam aborrecidas e sem nada que fazer, é natural que se dediquem às atividades que lhes dão mais prazer: comer. Ao fazê-lo, estará a ingerir calorias em excesso e isso vai fazer com que ganhe muito mais peso. Antes de procurar uma distração no interior do frigorífico, é preciso mudar o seu foco sobre a comida. Em vez de comer, tome um banho, pinte as unhas, navegue na internet, construa algo novo. Assim conseguirá manter a sua mente ocupada com os seus passatempos preferidos.

O mau humor

O mau humor faz com que muitas vezes as pessoas façam aquilo que não querem, como por exemplo, comer demais. Não se deixe dominar pelo mau humor que o possa afetar e pratique exercício físico para dissipar a nuvem negra que o persegue. Os exercícios físicos podem aumentar os níveis de endorfinas e estas promovem a sensação de bem-estar no interior do cérebro.

A felicidade

A felicidade também contribui para que uma pessoa fique mais obesa. Quando algo de bom acontece, as pessoas ficam com vontade de celebrar e, muitas vezes, as comemorações implicam jantar fora e comer em excesso. Isso não significa que não poderá comemorar ou jantar fora, mas sim que não deve abusar dos alimentos que ingere.

Desmistifique o poder da comida

Antes de assumir o controlo sobre os seus hábitos alimentares, é necessário tirar o poder que a comida exerce sobre si. Nesse processo, deve começar a olhar para o que coloca no prato como algo de bom e positivo, pois é dessa forma que vai ficar saciado. Existem algumas dicas que poderá seguir, como por exemplo:

Pense em moderação e não em eliminação. Descubra o que é importante para a sua alimentação e aquilo que não é. Aprenda a comer menos alimentos com altos níveis de calorias e de gorduras. Ao fazê-lo, conseguirá desenvolver uma dieta equilibrada e saudável.

Coma regularmente em resposta à fome real. Aprenda a decifrar as pistas que o seu corpo lhe dá e faça pequenos lanches quando sentir que tem muita fome. Tenha o cuidado de ingerir alimentos frescos e saudáveis, pois, assim não fica com uma fome fora de controlo.

Diga adeus à contagem de calorias. Desvie a atenção da contagem das calorias para uma boa alimentação. Estabeleça o seu plano de alimentação e adapte-se a ele gradualmente.

Desligue-se dos números do seu peso. Não se concentre nos números do seu peso, mas sim nas roupas que veste para medir os quilogramas que possa estar a perder. Não faça qualquer tipo de exercício e vá logo a correr para a balança para ver quanto é que perdeu, isso pode ser psicologicamente desmotivante. Pese-se apenas uma vez por semana e mantenha sempre uma alimentação saudável independentemente do resultado que possa ser apresentado.

A sua votação: 
Average: 4.4 (16 votos)