Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como lidar com a dificuldade em urinar

Idoso a passear
Créditos Imagem

Com o avançar dos anos é possível que apareçam alguns sintomas associados a doenças existentes na terceira idade. É o caso das dificuldades em urinar que poderão ser o resultado de problemas como pedras na bexiga ou outras complicações relacionadas com o sistema urinário. Este problema pode afetar toda a gente, principalmente os mais idosos. No entanto, além do cuidado médico necessário, existem algumas formas de ajudar um idoso a urinar, pelo que este deverá aprender a lidar com a própria condição e a tratar de si corretamente. Saiba como lidar com a dificuldade em urinar e conheça as melhores técnicas para auxiliar um idoso na realização dessa tarefa.

Abrir uma torneira

O ato de abrir uma torneira na casa de banho, na altura em que sente vontade de urinar, vai fazer com que o som do fluxo da água facilite o ato de urinar. É um truque que poderá ser utilizado por pessoas de qualquer idade que sofram de problemas urinários e não está necessariamente ligado aos problemas da próstata.

Caminhar por casa

Caminhar poderá também ajudar a que a bexiga sinta a necessidade de expulsar a urina, pelo que o idoso poderá fazer um pouco de exercício físico dentro de casa até que chegue ao ponto de necessitar de urinar a 100%.

Tomar um banho de imersão

Tomar um banho de imersão em água morna poderá despoletar a vontade e a facilidade em urinar, pelo que é um dos mecanismos que podem ser postos em prática para que a bexiga do idoso seja estimulada de modo a que este possa urinar.

Aplicar calor na zona da bexiga

Através do recurso a um saco de água quente ou dispositivo de aquecimento recarregável, que deverá ser colocado na parte de baixo da barriga, junto à bexiga, o idoso poderá sentir mais facilidade em urinar. Isto acontece devido ao relaxamento dos músculos da região que controlam o sistema urinário.

Fazer uma massagem

Outro método que poderá ajudar a aliviar o sistema urinário é aplicar massagens na zona do baixo abdómen para estimular os músculos referidos no ponto anterior, ajudando também a que se torne mais fácil urinar.

Aplicar uma leve pressão na barriga

A aplicação de uma leve pressão na barriga, na zona abaixo do umbigo, onde se encontra a bexiga, poderá também ajudar a que esta consiga funcionar melhor, libertando a urina para que o idoso possa conseguir urinar quando precisa.

Recorrer ao apoio médico

Mesmo que os pontos anteriores funcionem, é necessário que o idoso se desloque ao médico para aconselhamento e eventual tratamento. Se nenhum dos pontos anteriores funcionar, é imperativo que o idoso se desloque imediatamente ao médico para que a bexiga seja esvaziada através de procedimentos clínicos.

Fazer exames

À semelhança dos idosos que sofrem de incontinência, os que têm dificuldade em urinar deverão fazer exames para que se compreenda a extensão do seu problema. Dessa forma, o idoso deverá cooperar e comparecer sempre que necessário para que possa ser acompanhado e devidamente medicado para realização de tratamento.

Tomar medicação

Caso o médico que o assistir, após avaliação e exames, determinar que deve tomar medicação para ajudar o idoso a urinar, este deve tomá-la de acordo com as indicações para que o problema seja resolvido ou, no mínimo, diminuído.

São estas as técnicas que um idoso poderá pôr em prática para tratar dos seus problemas em urinar. É um assunto delicado, pelo que deve ser gerido com especial atenção, sem embaraços, pois é um problema natural que poderá ser tratado. Esta condição deverá ser diagnosticada o mais cedo possível para que não se desenvolvam problemas piores e para que se consiga resolver o problema de raiz.

A sua votação: 
Average: 3 (4 votos)