Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?
Sim
33%
Não
67%
Votos totais: 1932

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como lavar o cabelo de um acamado

Lavar o cabelo
Créditos Imagem

Para quem está confinado a uma cama, não há nada tão importante como o banho diário e aqui também a lavagem do cabelo ganha especial relevância. Para além de contribuir para a sua aparência e saúde física, um cabelo cuidado é crucial para o bem-estar psicológico de uma pessoa acamada.

O que deve saber antes de lavar o cabelo a um acamado:

  • O simples acto de lavar o cabelo pode produzir, numa pessoa acamada, sentimentos positivos e de pertença, renovando a sua força e motivação perante a situação em que se encontra.
  • Para além de manter o cabelo limpo e saudável, as lavagens regulares evitam o desgaste e enfraquecimento, tanto do cabelo, como do couro cabeludo. O próprio acto de lavar também melhora a circulação no couro cabeludo.
  • Conhecer o seu tipo de cabelo e os produtos apropriados para lavar o mesmo.
  • Antes de iniciar a lavagem do cabelo, certifique-se que tem tudo o que precisa ao seu lado, evitando que deixe o acamado sozinho a meio do processo.
  • O que vai precisar: champô, amaciador, toalhas, pano de banho, uma cadeira, um balde, uma protecção plástica para cobrir a cama e a cadeira, um lavatório de cabeça (um tabuleiro plástico com formas especiais e bordas elevadas para não derramar água e que pode ser adquirido especificamente para o efeito) ou até um canal ou mangueira de escoamento (que pode adquirir ou simplesmente formar um tubo com recurso a folhas de plástico e algumas toalhas), jarro/copo, pente/escova e algodão.
  • Garanta a privacidade do acamado, ou seja, feche todas as portas e janelas do quarto, o que também vai eliminar eventuais correntes de ar.
  • Antes de iniciar a lavagem do cabelo propriamente dita, retire os óculos do acamado (se os utilizar) e penteie o cabelo todo para trás. Se o cabelo estiver muito emaranhado, desfaça cuidadosamente os nós, sempre debaixo para cima.
  • Deve lavar e secar o cabelo da pessoa acamada o mais rapidamente possível, evitando cortar, aplicar cor ou fazer permanentes. Não utilize ferros de esticar ou de encaracolar. Se durante a lavagem verificar a existência de piolhos, termine de imediato e contacte o médico da pessoa acamada.
  • Se o acamado mostrar sinais de desconforto, cansaço ou tonturas, pare a lavagem imediatamente.  

12 passos para dar banho a uma pessoa acamada 

  1. Lave as mãos.
  1. Informe o acamado que lhe vai lavar o cabelo e, se a sua cama for articulada, eleve-a para uma posição confortável e que facilite todo o processo.
  1. Posicione a cadeira atrás da cabeceira da cama, protegendo-a com um plástico e uma toalha. Coloque o balde em cima da cadeira.
  1. Dobre os lençóis e cobertores para trás. Ajude a pessoa acamada a deslocar-se para um dos lados da cama, de preferência aquela mais próxima de si, cobrindo-a com uma toalha.
  1. Retire a almofada do acamado e proteja o colchão com um plástico e uma toalha. Faça o mesmo com a almofada, colocando-a de forma a apoiar as costas da pessoa e de forma que a sua cabeça possa estar confortavelmente inclinada para trás.  
  1. A mangueira ou um tubo formado através de folhas de plástico grandes e envoltas numa toalha de banho deve ser suficientemente comprida para garantir o escoamento da água desde a cabeceira da cama até ao balde. 
  1. Cubra os olhos do acamado com um pano de banho e proteja os ouvidos com algodão.
  1. Utilizando um jarro ou copo de água morna (verifique a temperatura da água no seu pulso antes de começar) molhe o cabelo por completo e aplique o champô. Massaja suavemente o couro cabeludo, utilizando ambas as mãos, mas nunca as unhas.
  1. Passe o cabelo novamente por água, pedindo à pessoa acamada para virar a cabeça cuidadosamente de um lado para outro, o que vai facilitar o processo.
  1. Repita os passos 8 e 9 se aplicar amaciador.
  1. Seque a cara e o cabelo do acamado com uma toalha. Dependendo do comprimento do seu cabelo, do seu estado de saúde e da estação do ano, pode deixar o cabelo secar ao ar livre ou recorrer ao secador (utilizando a função/temperatura mais baixa). Retire o algodão dos ouvidos da pessoa acamada.
  1. Lave as mãos. Retire e guarde todo o material utilizado. Se não vai lavar de imediato as toalhas utilizadas, coloque-as a secar antes de as pôr no cesto de roupa suja. Certifique-se que a roupa de cama não tenha sido molhada, se tiver, é importante mudá-la.
A sua votação: 
Average: 4.8 (23 votos)