Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como escolher um lar de idosos

Lar de idosos
Créditos Imagem

Cuidar de pais ou familiares idosos nem sempre é algo possível de levar a cabo por uma só pessoa e a alternativa prende-se com um internamento num lar de idosos. Uma vez que este pode ser um passo difícil na vida do idoso e da sua família, é importante saber escolher um lar de idosos e são vários os fatores que devem ser levados em conta.

Referências

Uma das melhores formas de ficar a conhecer um bom lar de idosos é pedir referências a pessoas em quem confia – certamente conhece familiares, amigos ou colegas de trabalho que já passaram pela mesma situação e que podem indicar alguns dos lares que já visitaram ou que conhecem. Em alternativa, faça uma pesquisa na Internet ou através da lista telefónica – o importante é reunir várias opções para depois poder analisá-las mais cuidadosamente.

Localização

Por norma, uma família que procura um lar de terceira idade para um idoso, quer que esse espaço seja próximo da residência familiar. Porquê? Para estar o mais perto do idoso possível, de forma a facilitar as visitas regulares, mas também para poder acompanhar de perto o seu estado de saúde e poder estar rapidamente ao seu lado no caso de alguma emergência. Sabia que os idosos que têm visitas regulares nos lares onde vivem são mais felizes e saudáveis?

Orçamento

O internamento de um idoso num lar para a terceira idade implica um custo mensal fixo, o que significa que é necessário delinear um orçamento para o efeito. Antes de fazer isso, porém, é importante que a família se reúna e determine quem é que vai pagar essas despesas – vai ser o idoso ou os filhos/familiares vão repartir as despesas entre eles? Conhecido o valor mensal disponível para o efeito, terá mais um critério para o auxiliar na escolha de um lar de idosos.

Visita guiada

Quando já tiver uma lista de lares de idosos interessantes e um orçamento mensal definido, segue-se talvez o passo mais importante: a visita a cada um dos lares. Telefone e agende uma visita guiada, mas antes verifique se existem vagas nesse lar da terceira idade, uma vez que talvez não valha a pena visitar um espaço que não está a aceitar novos habitantes. Se mesmo assim gostaria de conhecer o local, averigue se têm lista de espera. Agende a sua visita de preferência para uma altura em que tenha tempo para conhecer bem todas as infraestruturas e equipa – esta visita não deve ser feita a correr, afinal de contas trata-se do local onde o idoso possa vir a passar os próximos anos. Se algum lar se recusar em efetuar uma visita guiada, isso pode ser um sinal negativo e esse espaço deve ser riscado da sua lista.

Apresentação

Pretende-se que um lar de idosos seja isso mesmo, um lar. Deixar a sua casa, o lugar onde provavelmente vive há dezenas de anos, para passar a residir num lar pode ser uma alteração de vida dramática para qualquer idoso. Daí a importância de um lar de terceira idade com infraestruturas modernas, amplas, confortáveis e convidativas, mas não só: a higiene e segurança devem ser a prioridade máxima. A sua primeira impressão vai certamente contar muito, mas estar atento a todos os pormenores é fundamental para fazer uma escolha ajuizada: estado dos quartos, estado das casas de banho, cozinha, zona de refeições, zona de estar, infraestruturas exteriores – tudo conta.

Ambiente

Pode deparar-se com um lar de idosos novo, moderno e equipado com tudo do bom e do melhor, mas e o ambiente que se vive nesse espaço? Preste particular atenção aos idosos que lá vivem: estão confortáveis? Parecem felizes? Bem tratados? Estão ocupados ou entediados? Parecem acarinhados ou abandonados? De pouco ou nada serve um lar de idosos luxuoso se o ambiente não for convidativo e familiar.

Staff

Para além da apresentação das infraestruturas de um lar de idosos, a primeira impressão relativamente ao espaço também terá a ver com a forma como foi recebido pelo staff. A observação da equipa que cuida diariamente dos idosos é crucial, por isso, esteja atento a detalhes como: os profissionais andam fardados e identificados? De que forma falam e interagem com os idosos? A equipa parece suficiente ou composta por pouca gente quando comparado com o número de idosos internados? A forma como trabalham resulta num ambiente tranquilo, agitado, caótico? É importante assegurar que o idoso se sentirá bem-vindo e que estará em boas mãos.

Serviços

Conhecer um lar de idosos também passa por conhecer o seu dia-a-dia e, como a sua visita provavelmente se resumirá a poucos minutos, não terá uma ideia completa de como é o seu quotidiano, por isso, pergunte. Faça questões sobre os hábitos e horários diários, sobre os menus servidos e se é possível fazer pedidos especiais, que tipo de atividades fazem com os idosos, quem é que trata da sua higiene pessoal e com que frequência, no fundo tudo o que lhe vier à mente ou que lhe suscitar curiosidade. Pode também pensar nas necessidades específicas do seu familiar em particular e colocar essas questões ao staff.

A sua votação: 
Average: 4.2 (37 votos)