Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como cuidar dos seus pais em sua casa

Filha sentada ao lado da mãe
Créditos Imagem

Quando existem recursos e tempo para manter os seus pais já de idade avançada em casa, ou não existem outras opções como deixá-los em casa própria ou num lar de terceira idade, é importante que a família encontre métodos positivos para que os pais tenham uma boa qualidade de vida no seio da sua família mais próxima. Caso se trate de filho único ou tiver irmãos, cabe aos filhos a tarefa de cuidar dos pais tal como estes o fizeram por eles durante anos. Fique então com algumas dicas para cuidar devidamente dos seus pais em casa. Esperamos que este artigo o ajude a tratá-los devidamente com tudo aquilo de que eles necessitam, ficando a nota de que estes sete pontos são apenas sugestões que deverão ser adaptadas a cada caso concreto.

1. Apoio na medicação

Com caixas de medicamentos cujo preenchimento deverá ser acompanhado, bem como a toma dos mesmos, é necessário que os filhos se responsabilizem por manter os pais saudáveis quando estes necessitam de medicamentos ou tratamentos frequentes. As caixas de organização diária e semanal da medicação são bom método para ajuda de forma simples que ajudará os seus pais a não falharem na medicação.

2. Divisão de tarefas

Mesmo com uma família nuclear nova, os pais não devem ser deixados para trás. Cabe à família definir um horário para que nada falte aos idosos para que eles tenham muita dignidade e respeito mútuo. A família deverá organizar-se de modo a que nada falte aos idosos, a começar pela companhia e apoio.

3. Paciência

Por vezes a idade traz alguma amargura, tal como trazem as doenças a ela associadas, portanto, é necessário que os idosos se sintam compreendidos e ouvidos. A família deverá aprender a ter alguma paciência extra para lidar com problemas de interação entre todos os membros da família.

4. Facilidade de ajuda

Em alguns casos, o mais indicado é pedir a alguém que assista aos cuidados dos idosos na ausência da demais família. Quer seja apenas um acompanhante ou um enfermeiro, nada deverá faltar nos cuidados aos idosos.

5. Centros de Dia

Embora a família tenha que passar o dia fora de casa, existe a possibilidade de integrar os idosos em centros de dia onde poderão passar a parte do dia em que ninguém se encontra em casa. Nestes locais, os idosos conviverão com outras pessoas da mesma faixa etária e estarão acompanhados em quaisquer alturas.

6. Organização

É necessário que a família tenha em atenção os horários comuns dos idosos em questão, sejam estes de sono, médicos ou alimentação, por exemplo. As refeições deverão estar pré-preparadas de modo a facilitar a alimentação dos idosos sem quaisquer falhas.

7. Atenção médica

O acompanhamento dos idosos em doenças crónicas ou pontuais não deverá estar esquecido. É importante que se encontre disponibilidade para acompanhar a medicação e idas ao médico dos idosos para que estes se mantenham saudáveis.

No fundo, basta compreensão, bom senso e capacidade de compreender o idoso e os seus problemas. Não deverá esquecer-se de que um dia estará no papel dos seus pais. Dê, portanto, excelentes exemplos aos seus filhos. Seja um bom filho e zele para que os seus pais tenham uma terceira idade serena e pacífica, mesmo quando estes se tornaram com quem é difícil lidar. É seu dever, como filho, retribuir tudo o que os seus pais fizeram por si. Em alternativa, poderá partilhar este seu dever com os seus irmãos ou colocar os seus pais num lar de terceira idade. Não se esqueça de investigar a fundo as necessidades dos seus pais, especialmente em casos de doença para que nada falte. Ame os seus pais independentemente das dificuldades que poderão surgir. Trate os seus progenitores como deseja ser tratado quando chegar à idade avançada. Contribua para a felicidade deles tanto ou mais quanto eles contribuíram para a sua, independentemente dos problemas que poderão surgir com os anos.

A sua votação: 
Average: 4.6 (8 votos)