Iniciar sessão

Votação

A pessoa de quem cuida está acamada?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

10 principais sintomas de uma doença renal

Especialista a analisar urina
Créditos Imagem

A maioria das pessoas que sofre de uma doença renal, não sabe que tem esta patologia, pois os primeiros sinais são muito subtis. Geralmente, são necessários muitos anos para que uma Doença Renal Crónica (DRC) se transforme numa insuficiência renal, no entanto, a falha dos rins poderá ser fatal. Conheça os 10 sintomas de uma doença renal e saiba diagnosticá-los corretamente para ter uma vida mais salutar.

1. Alterações na micção

Um dos sinais mais evidentes que uma doença renal provoca está relacionado com as alterações que surgem na urina. Das mais importantes, destacam-se as seguintes:

  • Acordar durante a noite para urinar
  • Urinar com mais frequência do que aquilo que é habitual
  • Ter uma urina mais espumosa
  • Mictar com menos frequência ou em quantidades menores quando a urina apresenta uma cor mais escura
  • Sangue na urina
  • Sentir uma enorme pressão durante o ato de urinar
  • Ter muitas dificuldades em urinar

2. Inchaço

Quando os rins apresentam um mau funcionamento, eles não conseguem remover o líquido extra que é produzido. Como resultado, esse líquido acumula-se em várias partes do corpo, causando inchaço nas pernas, tornozelos, pés, rosto e mãos. Muitas vezes, o sentir-se inchado também está relacionado com a má alimentação, especialmente nas pessoas idosas que não sabem como realizar uma dieta saudável e equilibrada.

3. Fadiga

Quando os rins estão a funcionar a 100%, eles produzem uma hormona chamada eritropoietina, que é a principal responsável pelo fabrico das células vermelhas de sangue que são usadas no transporte do oxigénio. No entanto, com o funcionamento incorreto dos rins, a eritropoietina deixa de ser produzida. Assim sendo, com menos células vermelhas de sangue para transportar o oxigénio, os músculos e o cérebro ficam cansados mais depressa. Esta condição é também conhecida como anemia e afeta milhares de pessoas de todas as idades.

4. Sensação de frio

A anemia pode fazer com que uma pessoa sinta frio em qualquer altura, mesmo quando se encontra numa sala com aquecimento. Esta situação acontece devido à diminuição da fluidez do sangue pelo corpo todo e faz parte do processo de envelhecimento cardiovascular.

5. Tonturas e dificuldades de concentração

Quando a anemia está relacionada com uma doença renal, é sinal de que o cérebro não está a receber a quantidade de oxigénio necessária para desempenhar as suas funções principais. Assim sendo, podem existir perdas de memória, dificuldade de concentração e muitas tonturas que conduzem à perda de equilíbrio. Para que esta situação não aconteça tão rapidamente, é necessário exercitar o cérebro e fazer muito exercício físico.

6. Falta de ar

Quando uma doença renal está presente, o líquido suplementar que é produzido pelos rins pode ficar acumulado nos pulmões, causando muitas dificuldades em respirar corretamente. Além dos problemas que podem ser provocados nos pulmões, a anemia pode deixar o corpo com falta de oxigénio, conduzindo à falta de ar.

7. Dor na perna

Algumas pessoas que têm problemas renais podem ter dores nas costas ou do lado da perna onde se encontra o rim afetado. A doença do rim policístico é uma das mais conhecidas, pois apresenta muitos quistos nos rins e no fígado e provoca muita dor e sofrimento.

8. Aparecimento de erupções cutâneas

Quando os rins começam a trabalhar de forma defeituosa, a acumulação de resíduos no sangue (uremia) pode causar um prurido intenso e erupções cutâneas. Estas podem surgir em qualquer parte do corpo e são frequentemente confundidas com algum tipo de alergia.

9. Gosto metálico na boca

A acumulação de resíduos no sangue pode transformar por completo o sabor dos alimentos e, geralmente, provoca mau hálito. Uma pessoa com problemas renais não sente prazer na realização das suas refeições, pois os alimentos provocam um gosto metálico e sensaborão na boca. Os idosos são as pessoas mais afetadas e costumam perder muito peso. Para que tal não se suceda, é necessário que se alimentem corretamente para conseguirem ter uma vida mais saudável e ativa.

10. Náuseas e vómitos

A formação de resíduos no sangue pode causar náuseas e vómitos. As pessoas que sofrem de uma doença renal estão constantemente enjoadas e sem vontade de comer, o que provoca uma inércia e falta de energia para a realização das tarefas mais básicas do dia-a-dia.

O que causa a doença renal

A doença renal não apresenta qualquer tipo de sinal ou sintoma evidente no seu estágio inicial e a única forma de saber se alguém sofre desta patologia, passa por fazer um check-up clínico. Na maioria das vezes, a alta pressão arterial, as doenças cardíacas e a diabetes são as principais causas das doenças renais, mas isso não significa que sejam as únicas.

Depois de ter sido diagnosticada, a doença renal não desaparece, antes pelo contrário, pode piorar com o tempo e levar à insuficiência renal. Se os rins deixarem de funcionar corretamente, as únicas opções de tratamento são a diálise e/ou o transplante renal. Quanto mais cedo a doença renal for detetada, mais hipóteses existem para que os rins se mantenham saudáveis durante mais tempo.

A sua votação: 
Average: 4.6 (264 votos)